Arbitragem de conflitos de consumo
Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com sítio em www.centroarbitragemlisboa.pt e sede na Rua dos Douradores,116 - 2º , 1100 207 Lisboa

Suporte Motolusa
A MOTOLUSA, Lda é uma empresa do Grupo Auto-Industrial que se dedica à importação e distribuição de Motores, Barcos e Geradores.
Dedica-se, ainda, à comercialização de Acessórios/Peças e Equipamentos Agro-Jardim.

Novidades

21/06/2022
Carta de marinheiro
O que a Carta de Marinheiro permite fazer?

Para desfrutar do sol e do mar, para a pesca, mergulho, velejar, andar de mota de água ou até para trabalhar, a Carta de Marinheiro é essencial.

A carta de marinheiro habilita o titular a comandar embarcações de recreio (não de pesca), até 6 ou 12 metros de comprimento (dependendo da idade do titular).

As embarcações habilitadas a conduzir poderão ainda ter uma potência instalada até 22,5kW ou potência instalada adequada à certificação (dependendo também da idade).

O que a Carta de Marinheiro permite fazer?

Com esta carta, podemos navegar à noite com distância máxima de 10 milhas do porto de abrigo e de 3 milhas da costa em embarcações de recreio até 12m de comprimento.

Não existe limite de potência, ou seja, é aceite sempre a potência adequada instalada na embarcação.

A idade mínima para os limites é de 18 anos. Contudo, é possível tirar esta carta a partir dos 16 anos. Até atingir os 18 anos, o portador da carta pode navegar embarcações de Recreio de até 6m com potência instalada até 30hp. Quando completados os 18 anos esta restrição é automaticamente eliminada.

Para Motas de Água e jet-ski não existe limite de potência instalada e a idade mínima é igualmente 16 anos.

As competências de cada categoria de carta de navegador

Para além da Carta de Marinheiro existem outras e com as seguintes categorias:

-Patrão de alto mar: habilita o titular ao comando de ER a navegar sem limite de área;

-Patrão de costa: habilita o titular ao comando de ER a navegar até uma distância da costa que não exceda 40 milhas;

-Patrão local: habilita o titular ao comando de ER a navegar à vista da costa até uma distância máxima de 25 milhas de um porto de abrigo e de 6 milhas da costa;

-Carta de marinheiro: habilita o titular ao comando de uma ER até 7 m de comprimento em navegação diurna à distância máxima de 3 milhas da costa e de 10 milhas de um porto de abrigo, com os seguintes limites:

-Titulares dos 16 aos 18 anos: ER de comprimento até 6 m com potência instalada até 22,5 kW;

-Titulares com mais de 18 anos: ER de comprimento até 12 m com potência instalada adequada à embarcação;

-Titulares com mais de 16 anos: motos de água e pranchas motorizadas independentemente da sua potência;

-Principiante: habilita o titular ao comando de ER à vela ou a motor de comprimento até 6 m e com potência instalada não superior a 4,5 kW em navegação diurna até 1 milha da linha de baixa-mar.

É importante saber que o titular de uma carta de navegador de recreio pode exercer o governo de uma ER de categoria superior desde que sob o comando de um titular de carta de categoria suficiente para o comando dessa ER.

Onde posso tirar

A carta pode ser tirada em clubes navais, desportivos, escolas náuticas, marinas e entidades relacionadas da sua área de residência, que tenham essa oferta formativa. É obrigatório que as entidades estejam credenciadas para tal pela Direção Geral Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Deixamos-lhe já a informação que a documentação necessária para se inscrever será, à partida: ficha de inscrição e atestado em como sabe nadar e remar (emitidos pela escola), fotocópia autorizada do BI ou CC, fotografia tipo passe, atestado médico, certificado de habilitações literárias.

Os preços para tirar a licença rondam habitualmente os 250 a 350 euros.

 

A carta de navegador de recreio é atribuída a quem satisfaça cumulativamente os seguintes requisitos:

Ter no mínimo 8 anos de idade para a carta de marinheiro júnior/principiante;

16 anos de idade para a carta de marinheiro;

18 anos para as restantes cartas. 

carta | carta marinheiro | mota de agua Yamaha | barcos | barcos usados | mota água | motor barco | mota de agua yamaha | Yam | Honwave | Honda | Obe | Riamar | Dipol | Tohatsu | Vanguard | 


Distribuidor Oficial
Concessões
Acessórios

As informações deste site podem sofrer alterações sem aviso prévio. A sua consulta não dispensa o contacto com a Motolusa, Lda.

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto da Motolusa.